Pouco tempos apos ser nacionalizada (pouco mais de um ano), as irmãs FZ6N (naked) e FZ6S (semicarenada) saem de linha. Conforme alguns revendedores, as FZ6 já estão fora de produção. No mercado exterior será substituída pela FZ8, no Brasil deverá ser substituída pela XJ6.
Ao chegarem nas concessionárias e avistaram a recém chegada Fazer 600, os proprietários da Fazer 250cc entraram em choque, uma Fazer gigante era o sonho de todos. Motor da R6, cerca de 100 cavalos de potência, uma naked valente.
A princípio no Brasil, XJ6, a sua sucessora, entrará com um preço próximo aos R$ 27.500,00 para atender provisóriamente (ou definitivamente) os clientes da MT-03 e da série FZ6.
Ainda não houve uma confirmação oficial por parte da Yamaha, no entanto, tudo indica se tratar do fim definitivo da FZ6 no Brasil.
Fonte:
Motokando.com
Bom, tudo depende do que o fabricante quer fazer, se brincar ou ir ganhando posicionamento neste grande mercado potencial que temos;
Para mim o assunto está claro:
– Se a Yamaha-Brasil está pensando em trazer as XJ6 (N & S) como estratégia para substituir as FZ6-S2, não tenho dúvida de que irá se esbarrar até perder marketshare sem freio nem controle. Por qué? é Simples: Pensar num novo “jeitinho” de vender “prata nacionalizada” (que custa R$ 16.000 lá fora, ja com impostos e margem de lucro) em troca de “ouro branco” (que custa lá fora R$ 19.000) é um erro grave, ainda mais se o fabricante está pensando logo depois em colocar as XJ a R$ 30K… e subindo a cada ano de forma absurda (como ja estão fazendo outros).
– Muito pelo contrario, se o fabricante está pensando em posicionar as XJ6 para tirar do mercado a (prematura) MT03, deixando-as na faixa de R$ 24-26K para concorrer com a Kawa ER-6N (e futura 6F)… Parabens. Com certeza irão ganhar reconhecimento no setor das motos de potencia media (a onde Honda ainda não tem produto, pois CBF600 não é vendida no Brasil), deixando o passo livre ao cliente para acessar ao produto que REALMENTE deverá (e espero que TAMBEM no Brasil) subsituir as FZ6: FZ8. Uma clara alternativa ao record de vendas que a KAWA está conseguindo com a maravilhosa Z750.
Resumo: nesta nova década (que até a conservadora BMW está tranzendo fabricação/montagem para Manaus começando com a GS650) Yamaha-Brasil não terá de pensar em substituir, e sim em ampliar o número de opções: Agora com XJ6 e em breve (espero) com FZ8. Caso contrario, outros irão se posicionar na frente 🙂
Abçs,
Em relação à FZ6, a XJ6 deixa muito a desejar. A FZ8 é muito boa, mas a falta dos escapamentos sob o banco que dá um charme todo especial à FZ6, fará falta. Acho que vou deixar a Yamaha e partir para uma Kawasaki Z750…
Tenho uma FZ6 S 2009, estou aguardando uma resposta da yamaha, pois gostaria de inovar com relação a potencia, acho minha moto perfeita, porém a menos potente das Naked’s, tb acho q andaria para traz se somente mantiver a XJ6, na minha opinião, seria a Naked perfeita se viesse realmente a FZ8, que resolveria o problema potencia, mas manteria o conforto (banco, suspenção e semi carenagem) como nenhuma outra naked, da para andar sempre a 220 km sem incomodos, tenho uma srad tb e é mais complicado andar acima dos 200km, menos confortavel. A decisão é da Yamaha.
Também concordo, cair a tecnologia para a Nacionalização de uma moto mais barata,õu eu estou louco ou o MKT da Yamaha é um dos piores, a Hornet nadando de braçadas e a Yamaha aparece com um equipamento pior… Nao entendi até agora.
Vamos aguardar.
nao entendo como sai de linha uma moto com 98cv para entra em de 77 cv
a hornet da honda tem 107 cv se nao me engano..em termo de portencia e bem mas moto..